O trabalho remoto tem sido pauta recorrente nas companhias que estão em fase de definição sobre a adoção ao conceito híbrido, ao trabalho 100% presencial ou à jornada totalmente remota. Acelerada em grande escala pela pandemia, a tendência smart work anywhere propõe um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar em qualquer lugar. Além da mobilidade, a prática reforça também uma rotina muito mais relacionada às entregas, incluindo qualidade e prazo, do que a um expediente fielmente cronometrado.
No entanto esse modelo de trabalho trouxe algumas dificuldades, as conversas olho no olho fazem falta. O RH passa a exercer o papel de orientador às lideranças frente aos desafios dessa realidade em constante transformação. A matemática de definir todos os fatores por trás do conceito de work anywhere é bastante complexa, envolve investigar a infraestrutura que colaboradores dispõem. Outro ponto bastante em pauta é a decisão de algumas empresas reduzir a remuneração dos funcionários, de acordo com a distância entre suas casas e a sede da empresa.
Um ponto muito positivo disso tudo, é a melhora na qualidade de vida e da alimentação, somada a menos tempo de trânsito e mais tempo com a família e para si mesmo. São benefícios que no curto, médio e longo prazos, tendem a refletir diretamente na produtividade e na satisfação do profissional.
Fonte: https://vocerh.abril.com.br
Voltar