Qualidade de vida no trabalho

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  • 03.11.2022
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  • Por: administrador

Qualidade de vida no trabalho

O futuro do ambiente de trabalho preza mais pela qualidade de vida dos funcionários. Essa mudança busca compreender todos os aspectos que envolvem a rotina de gestores e colaboradores, seja jornada de trabalho, benefícios, alimentação, valores ou questões estruturais.

Um exemplo dessa nova visão, foi o que ocorreu após a pandemia, muitas empresas repensaram a forma de trabalho. O trabalho híbrido trouxe desafios, todos estavam despreparados levar o escritório para dentro de suas casas, no entanto as pessoas tiveram mais tempo junto com a família e alguns passaram a praticar atividades físicas.

O tema Qualidade de vida no trabalho ganhou maior enfoque, também, relacionado ao assunto saúde mental. Quando a empresa cuida da saúde dos funcionários, isto eleva o nível de satisfação e engajamento. Cargas horárias de trabalho pesadas não fazem sentindo quando o profissional consegue entregar mais em uma jornada reduzida. Fato é que a pressão e o estresse de  longas jornadas de trabalho não levam ninguém a ter mais motivação para o outro dia de trabalho.

A mente precisa de descanso, talvez o mundo organizacional tenha sugado demais das pessoas e feito elas desaprenderem como relaxar. O que constitui uma empresa que está atenta ao bem-estar dos funcionários vai além de pagar um salário alto. De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Global de Bem-Estar os fatores tangíveis e intangíveis que mais influenciam se uma empresa é percebida como cuidadosa são: Posso escolher meu próprio caminho/projetos de trabalho, recreação no local, oportunidade de crescer, sinto que meu trabalho tem um impacto positivo na vida das pessoas, seguro de saúde, meu empregador me apoia.

Tanto para empresa, quanto para os funcionários a palavra-chave para a qualidade de vida no trabalho é iniciativa. A melhor maneira para proporcionar uma mudança organizacional é escutar do que os funcionários precisam. De um lado as empresas abrem espaço para escutar e do outro lado os funcionários apresentam suas necessidades.

Fonte: https://vocerh.abril.com.br

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