Por que influenciar pessoas é uma estratégia de liderança?

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  • 08.12.2021
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  • Por: administrador

Por que influenciar pessoas é uma estratégia de liderança?

Um dos principais papéis do líder moderno é influenciar pessoas para que sigam a estratégia desenhada pela empresa. A tarefa pode parecer trivial, mas causa ansiedade. Entre os gestores de RH o estresse é maior, já que que é deles a tarefa de convencer toda a liderança, mas influenciar não precisa ser tão desgastante.

Sem perceber, acabamos replicando comportamentos e desejos de quem admiramos, por conta disso que um dos primeiros passos na arte da influência é conquistar as pessoas, trata-se de um processo de construção. Se alguém tiver conteúdo, mas agir como o dono da razão, em vez de aproximar irá afastar os indivíduos.

“Influenciar significa mostrar que existe uma alternativa melhor ou antecipar um grande problema. Não adianta comunicar e pedir apoio se o caminho sugerido não fizer sentido algum para o time”, diz Flavio Kosminsky, professor da Fundação Instituição de Administração (FIA) e consultor especializado em liderança. Isto é, líderes persuasivos são exímios conhecedores do negócio.

A Center for Creative Leadership (CCL) descobriu que líderes podem influenciar aplicando três tipos de tática: a lógica (the head), a emocional (the heart) e a cooperativa (the hands). Na primeira, a abordagem é racional e os argumentos baseados em fatos e números; na segunda, apela-se para valores, propósito e emoção; na terceira, estende-se a mão para os outros, oferecendo aconselhamento e assistência. O líder que deseja despertar influências positivas precisa exercitar o lado humano, afinal, sem empatia não há influência.

Grandes chefes ocupam grande parte do tempo ouvindo. Ao demonstrar que ouve e valoriza aquele chefe começa a influenciar pessoas. Em um relatório recente, o CCL define liderança como “um processo social coletivo que leva à direção, ao alinhamento e ao compromisso com metas do grupo”. E nenhum líder consegue isso se não tiver a habilidade para transformar opiniões e comportamentos. Não é por acaso que influenciar pessoas é atualmente uma das quatro competências essenciais para gestores de todos os níveis organizacionais.

Fonte: https://vocerh.abril.com.br

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