Metaverso: uma possível nova realidade do mundo corporativo

WhatsApp Image 2022-02-01 at 17.37.48
  • 01.02.2022
  • |
  • Por: administrador

Metaverso: uma possível nova realidade do mundo corporativo

A inovação do metaverso promete empresas com escritórios online, e funcionários vão circular nesses ambientes por meio de avatares. O metaverso é um espaço virtual compartilhado, onde as pessoas passaram a interagir como um mundo paralelo ao real. Quem está de olho nos jogos virtuais compartilhados já está acostumado a esse conceito.

A iniciativa das empresas de focar seus esforços de marketing dentro desses mundo não é nova. Em plataformas de games, as pessoas já podem comprar produtos de diversas marcas famosas, similares ao que encontramos no mundo físico. As empresas pensam migrar reuniões que hoje acontecem em plataformas Teams ou Zoom para realidades virtuais. A ideia é que as empresas tenham escritório online.

Daqui a algum tempo, estima-se que a maioria de nós terá acesso ao metaverso por meio de um par de óculos de realidade virtual conectado a um computador ou outros dispositivos específicos para esse fim.

E como se daria os processos seletivos nesses espaços virtuais? Algumas empresas mencionam que seria interessante existir a possibilidade de candidatos a vagas participaram de entrevistas do processo seletivo no metaverso. Nesse caso a reunião aconteceria em um sala corporativa localizada em algum escritório do metaverso, e os participantes estariam representados pelos seus avatares.

No momento em que muitas organizações migram para o formato de trabalho híbrido de maneira definitiva e outras optam pelo modelo 100% remoto, nos vemos diante de uma nova tendência. Existe a possibilidade de as empresas reduzirem seus escritórios físicos — algo que já vem ocorrendo em larga escala desde o início da pandemia — para novamente revolucionar o mundo corporativo com escritórios no metaverso.

O que tem sido analisado é que algumas pessoas podem mudar o comportamento delas no ambiente virtual, apresentando um perfil mais arrojado quando estiverem representadas por seus avatares, o que pode ser interessante para algumas funções. Em razão disso, as organizações querem, de fato, mesclar entrevistas no mundo físico com os processos no mundo virtual. O objetivo é capturar a essência dos candidatos, com a possibilidade de avaliar os pontos positivos e negativos de seus comportamentos em cada um desses mundos.

Como não é difícil supor, existe uma discussão ampla sobre o tema de diversidade e inclusão no metaverso, e uma preocupação com o custo que teremos para mantermos os nossos avatares “alinhados”. A inovação do metaverso levanta discussões  importantes que se preocupam com a integridade do meio corporativo, porém deve se atentar que esse universo veio para atender demandadas e não deixará de avançar por conta disso, é preciso ajustes e adaptabilidade dos envolvidos.

Fonte: https://vocerh.abril.com.br

Voltar

Você também vai gostar de ler

Depositphotos_183380708_XL

Carreira em Y: Oportunidade de escolha na ascensão profissional

Saiba mais
cea26cdc4620993e7e3ac4473e683951

O impacto visual nas entrevistas por vídeo

Saiba mais
pexels-photo-103123-2-2

Qualidade de vida no trabalho

O futuro do ambiente de trabalho preza mais pela qualidade de vida dos funcionários

Saiba mais

Assine nossa newsletter

Se inscreva!