A ansiedade antes de uma entrevista de emprego pode atrapalhar o candidato, ainda mais quando se utiliza de estratégias já muito comuns. Usar discursos já prontos é uma péssima impressão para o recrutador. A maior falha do candidato está justamente na falta de conhecer os seus pontos fortes e pontos de melhoria, quando o profissional conhece o seu perfil possui maior repertório para a entrevista.
E não basta o profissional tecer sobre o seu conhecimento técnico, os recrutadores avaliam como o profissional irá aplicar esse Know-how, ou seja, o perfil comportamental. A seleção preocupa em saber se esse candidato irá atender a demanda da empresa e se ele será capaz de ajudar a organização na solução de problemas.
Veja 5 atitudes que faz toda a diferença para conquista da vaga:
1- Educação e Cordialidade
Pode para ser óbvio esse tópico, mas às vezes o óbvio precisa ser dito. Há candidatos sendo grossos na forma de comunicar com os empregadores e recrutadores durante o processo seletivo. Pode ser a que seja personalidade ou o candidato está num péssimo dia, por isso é importante sempre preparar para a entrevista de emprego.
2- Ética
E sabe aquela questão delicada de criticar um antigo trabalho? O caminho é ter ética. Se for necessário dizer algo que não seja positivo — para justificar o motivo de uma saída, por exemplo —, é sempre válido pensar em uma forma elegante de mencionar o fato, sem prejudicar a imagem de alguém que não está ali para se defender ou apresentar a própria versão dos fatos. Lembrando de dizer o que de fato ocorreu e deixar de lado o seu julgamento, somente se o recrutador perguntar a sua opinião, mas deve ser uma resposta com ponderação também.
3- Escuta ativa
Durante a entrevista o candidato deve estar 100% presente, lembrar do celular ou de algum problema particular, por exemplo, prejudica a entrevista. E caso o candidato esteja desatendo a algum comentário do recrutador, isto pode levar ele a um passo atrás dos demais concorrentes. Interagir com as falas do recrutador, mesmo sem ser perguntado, demonstrará que você está escutando, além do mais é um ponto positivo que o candidato seja articulado.
4- Sinceridade
Um recrutador experiente sabe distinguir, a quilômetros de distância, uma fala genuína daquele que é totalmente decorado. É, inclusive, o papel dele quebrar possíveis pontos de dissimulação durante a entrevista. O lema é: seja você mesmo.
5 – Motivação
Outro fator que pesa, mas muitos não prestam atenção nele, é a falta de entusiasmo durante a entrevista. Hoje em dia, mais do que habilidades técnicas, muitas pessoas são contratadas por se mostrarem bem motivadas e engajadas com o processo seletivo, com a vaga e com a empresa.
Fonte: Revista Você RH
VoltarO futuro do ambiente de trabalho preza mais pela qualidade de vida dos funcionários
Saiba mais