Você sabe contar a sua trajetória profissional?

pexels-edmond-dantès-4344878
  • 05.09.2022
  • |
  • Por: administrador

Você sabe contar a sua trajetória profissional?

A dificuldade de verbalizar todo potencial numa entrevista de emprego, faz com que muitas pessoas percam interessantes propostas de emprego. Além de possuir um currículo muito bem estruturado, o profissional precisa saber contar a própria trajetória.

Pessoas que têm em mente quais pontos da carreira são mais importantes para aquela determinada vaga e organizam todos eles de uma forma cronológica, clara e objetiva, costumam se sair melhor no processo seletivo. Essa clareza, inclusive, que leva muitos profissionais serem aprovados.

É recomendável, primeiramente, analisar sobre o tempo da entrevista. No máximo, metade do tempo da entrevista deve ser dedicado para o profissional falar de si mesmo, de suas experiências e realizações. Assim, a outra metade do tempo é para bate-papo e criar conexão com o contratante.

Listamos algumas dicas em como falar sobre a sua trajetória profissional:

1- Anote os pontos principais da sua carreira profissional

Não recomendamos que você decore um discurso, mas tenha em recordação os pontos em destaque da sua carreira. No discurso, calcule o seu tempo levando apenas pontos relevantes, sem necessidade de compartilhar detalhes, senão pode correr o risco de não falar o que realmente é importante e não restar tempo para o recrutador falar.

2- Deixe claro suas conquistas e experiências

Apresente a sua experiência no que você pode agregar para a organização, no caso de ser contratado. No caso do profissional não possuir muita experiência na bagagem, não há problemas em se apoiar em conquistas e desafios mais simples, porém relevantes, do dia a dia.

3- Estude sobre a organização e a vaga pretendida

Quando você leva informações da sua experiência que se conectam com a cultura da empresa, por exemplo, isso demostra que você se interessa participar do grupo. Isto leva o recrutador prestar mais atenção no que você está dizendo e aumenta as chances de ser aprovado, ainda mais quando o interesse é genuíno.

4- Demonstre ética

Ao falar sobre as suas experiências profissionais, demonstre ética, não diga algo ofensivo sobre seus antigos gestores ou a empresa que trabalhava, cuidado com seus julgamentos referentes a situações ou pessoas na hora da entrevista.

Esperamos ter ajudado!

Fonte: https://vocerh.abril.com.br

Voltar

Você também vai gostar de ler

Depositphotos_183380708_XL

Carreira em Y: Oportunidade de escolha na ascensão profissional

Saiba mais
cea26cdc4620993e7e3ac4473e683951

O impacto visual nas entrevistas por vídeo

Saiba mais
pexels-photo-103123-2-2

Qualidade de vida no trabalho

O futuro do ambiente de trabalho preza mais pela qualidade de vida dos funcionários

Saiba mais

Assine nossa newsletter

Se inscreva!